Público- alvo: alunos
do 9º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto:
5 aulas
Professoras:
Dulcinéia de Oliveira Jorge Mendes
e Irene das Graças Monteiro Turra
Escola: E.E. Luiz Bianconi
Estratégias de
leitura
1.
Ativação
de conhecimentos de mundo: serão propostas questões que agucem a imaginação
dos alunos, fazendo com que levantem hipóteses a respeito do tema a ser
discutido após a leitura do texto, como “O título do texto nos remete a quê?”
2.
Antecipação
de conteúdo do texto: questões
que evidenciem o suporte, a finalidade, o contexto de produção.
3.
Checagem
das hipóteses: confirmar ou desconfirmar o levantamento de
conhecimentos prévios dos itens 1 e 2.
4.
Práticas de leitura: localizar as informações que confirmem a
finalidade e o gênero textual.
5.
Comparação
de informações: discutir com os alunos a presença de elementos que
interagem com outros textos, ou seja , a intertextualidade.
6.
Generalização:
conclusão a partir de trechos ou citações presentes no texto.
7.
Produção
de inferências locais: levar o aluno a reconhecer o vocábulo
desconhecido pelo contexto de produção.
8.
Produção
de inferências gerais: fornecimento de pistas do autor que levem o aluno a compreender o texto de modo
globalizado.
Metodologia
1ª aula: Em
uma roda de conversa, iniciaremos a atividade propondo questões a respeito do
título, e ainda, que evidenciem o suporte, a finalidade, o contexto de produção
e o gênero textual. A seguir, durante a
leitura , faremos algumas pausas que confirmem os desconfirmem as hipóteses
levantadas anteriormente, abrindo espaço para a participação dos alunos. Em
sequencia à leitura, confirmaremos as informações com a presença de elementos
presentes no texto. Ao final da leitura,
faremos as inferências locais e gerais a fim de que o texto seja compreendido
numa leitura efetiva.
2ª e 3ª aulas: Após leitura oral pela professora, serão
propostas questões escritas de interpretação, as quais poderão ser respondidas
em duplas, que serão corrigidas na lousa com a discussão das respostas. As
questões envolverão a compreensão textual e a reflexão do tema inserido em
algumas letras musicais (intertextualidade).
4ª aula: Para finalizar o assunto, os
alunos, individualmente, produzirão relatos
baseados em entrevistas a pessoas mai s experientes. Essa produção será
feita em dias posteriores para que eles tenham tempo de pesquisar em casa. Cada
texto do aluno deverá ser entregue em data previamente marcada, sendo,
primeiramente o rascunho para correção e possíveis intervenções, caso haja
necessidade, antes que sejam entregues as produções finais passadas a limpo.
5ª aula: Socialização
das produções e montagem de mural dos textos produzidos pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário