quinta-feira, 13 de junho de 2013

Situação de aprendizagem construída a partir do texto “Meu primeiro beijo”, de Antônio Barreto.

Público- alvo: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 5 aulas
Professoras:  Dulcinéia de Oliveira Jorge Mendes  e Irene das Graças Monteiro Turra
Escola: E.E. Luiz Bianconi
Estratégias de leitura
1.       Ativação de conhecimentos de mundo:  serão  propostas questões que agucem a imaginação dos alunos, fazendo com que levantem hipóteses a respeito do tema a ser discutido após a leitura do texto, como “O título do texto nos remete a quê?”
2.       Antecipação de conteúdo do texto:  questões que evidenciem o suporte, a finalidade, o contexto de produção.
3.        Checagem  das hipóteses: confirmar ou desconfirmar o levantamento de conhecimentos prévios dos itens 1 e 2.
4.        Práticas de leitura:  localizar as informações que confirmem a finalidade e o gênero textual.
5.       Comparação de informações: discutir com os alunos a presença de elementos que interagem com outros textos, ou seja , a intertextualidade.
6.       Generalização: conclusão a partir de trechos ou citações presentes no texto.
7.       Produção de inferências locais: levar o aluno a reconhecer o vocábulo desconhecido  pelo contexto de produção.
8.       Produção de inferências gerais: fornecimento de pistas do autor que levem  o aluno a compreender o texto de modo globalizado.
Metodologia
1ª aula: Em uma roda de conversa, iniciaremos a atividade propondo questões a respeito do título, e ainda, que evidenciem o suporte, a finalidade, o contexto de produção e o gênero textual.  A seguir, durante a leitura , faremos algumas pausas que confirmem os desconfirmem as hipóteses levantadas anteriormente, abrindo espaço para a participação dos alunos. Em sequencia à leitura, confirmaremos as informações com a presença de elementos presentes no texto.  Ao final da leitura, faremos as inferências locais e gerais a fim de que o texto seja compreendido numa leitura efetiva.
2ª e 3ª aulas:     Após leitura oral pela professora, serão propostas questões escritas de interpretação, as quais poderão ser respondidas em duplas, que serão corrigidas na lousa com a discussão das respostas. As questões envolverão a compreensão textual e a reflexão do tema inserido em algumas letras musicais (intertextualidade).
4ª aula:                Para finalizar o assunto, os alunos, individualmente, produzirão relatos  baseados em entrevistas a pessoas mai s experientes. Essa produção será feita em dias posteriores para que eles tenham tempo de pesquisar em casa. Cada texto do aluno deverá ser entregue em data previamente marcada, sendo, primeiramente o rascunho para correção e possíveis intervenções, caso haja necessidade, antes que sejam entregues as produções finais passadas a limpo.

5ª aula: Socialização das produções e montagem de mural dos textos produzidos pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário