Depoimentos de Leitura

Karem Kapritchkoff

Meu primeiro contato com a leitura e a escrita se deu de forma marcante, li aqui diversos depoimentos lindos, mas comigo não foi bem assim!!!! Meu primeiro contato com a leitura e a escrita foi através da cartilha " Caminho Suave", tão inesquecível como a professora, uma mulher austera , que levou-me a acreditar por muitos anos que era incapaz de ler e escrever bem. Essa professora acompanhou-me até o término da 4 série, o que para mim foi um mártirio, lembro-me que sentava-me na última carteira na esperança que ela não me visse, como se fosse possível, mas quando menos  esperava ,ela me chamava para ler, e claro que lá estava eu a gaguejar...!!! Quando comecei a cursar a 5 série conheci minha amada professora de Língua portuguesa, que com seu jeito todo especial me resgatou para o mundo da leitura e da escrita, mostrando- me o prazer que a leitura poderia me proporcionar, as belas viagens que poderia fazer através dela e então me apresentou um livro chamado " A ilha perdida" de Maria José Dupré, meu amor pela leitura se deu aí, estava entregue .... completamente apaixonada, e querendo cada dia mais....tornei-me uma devoradora de livros!

Maria das Dores da Silva

Os depoimentos com os quais me identifiquei  foram os de Newton Mesquita, Contardo Calligaris e Antônio Cândido, pois para mim a leitura é um passaporte para novos mundos , novas vidas.
Me recordo de uma das muitas experiências de leitura que tive na infância, quando li o livro A ilha perdida , de Maria José Dupré, ao ler me senti como se estivesse naquela ilha, vivendo todas as aventuras e dificuldades dos personagens da história e revivi essas aventuras ao reler  a história anos depois quando pedi aos meus alunos que  lessem esse livro. 

Irene Turra

Estava na 5ª série quando li o primeiro livro na íntegra: "A ilha perdida", de Maria José Dupré. Foi leitura obrigatória solicitada pela professora de Língua Portuguesa, entretanto nem senti o peso da obrigação, pois o livro fez com que a minha imaginação fluísse. Criei os espaços e vivenciei cada ação das personagens como se fosse uma delas. Não queria parar de ler, imaginando o desfecho, que foi sensacional. A partir de então, comecei a apreciar outras obras literárias. Como disse Marilene Chauí em seu depoimento: " ...O livro abre para mundos novos, ideias e sentimentos novos". É o que cada leitura nos proporciona: Viver novas emoções e sentimentos.

Dulcinéia de Oliveira
A minha primeira experiência de leitura foi quando eu tinha mais ou menos oito anos, quando achei na casa de meus avós um livro que não tinha capa e nem as primeiras páginas.Mesmo assim acabei lendo e relendo muitas vezes porque adorei demais. Bem mais tarde descobri que era ¨Alice no país das maravilhas¨. Na época, meus pais não tinham condições de comprar livros, por isso lia todos os textos do livro de Português, tanto o meu quanto o de minha irmã. Quando adolescente já lia a Revista Veja na casa de minha tia, aquelas edições com muito texto e poucas fotos em preto em branco. Sou daquelas pessoas que leem tudo o que vê pelas ruas: outdoors, cartazes, propagandas, nomes de comércios e até pichações. Leio tudo o que cai em minhas mãos, nem que seja uma leitura dinâmica.
Um depoimento com o qual me identifiquei foi o de Newton Mesquita ¨...davam a possibilidade de ir a outros países, conhecer outras civilizações...¨. O de arilena Chauí que diz ¨O livro é um mundo porque cria mundos...¨e o de J.C.Viola que afirma ¨Sou ávido por conhecer as coisas, saber mais, estar bem informado.¨ Já tive a fase de ler Agatha Christie e acredito que li todos os seus livros. Enfim, a leitura é essencial em minha vida, porque ler é a minha diversão e meu grande prazer.

Um comentário:

  1. Karen, muito interessante sua experiencia de leitura, bem verdade que o gosto pela leitura está diretamente condicionado ao educador com que o aluno(a) tem contato, prova disto é o seu depoimento, em que você passou quatro anos de sua vida na escola desmotivada a ler, acreditando não ser boa nisto, e no quinto ano, despertou prazer pela leitura!

    ResponderExcluir